BLOG

Sistemas fotovoltaicos apresentam redução de custos mais rápida que o esperado nos EUA, aponta pesquisa da Wood Mackenzie

Compartilhe:

Segundo levantamento, preços de sistemas residenciais com módulos mono PERC deverão cair 17% de 2020 a 2025

Por Ricardo Casarin

Os custos de sistemas fotovoltaicos nos Estados Unidos estão caindo mais rapidamente do que o esperado em todos os segmentos de mercado, principalmente em função da redução de preço dos módulos, aponta nova pesquisa da consultoria Wood Mackenzie. Segundo o levantamento, os preços de sistemas residenciais com módulos mono PERC deverão cair 17% de 2020 a 2025, uma redução maior que a prevista antes da pandemia de coronavírus. 

Saiba mais: energia solar

O cenário se repete com os sistemas comerciais e de grandes usinas com o mesmo tipo de módulo, com quedas de 16% e 20%, respectivamente, dentro do mesmo período. “Na geração centralizada, módulos bifaciais estão ganhando tração, especialmente porque esses equipamentos têm sido isentos de tarifas de importação no país”, explica a analista da Wood Mackenzie, Molly Cox. 

“Normalmente, projetos de larga escala com tecnologia bifacial seriam mais caros do que com módulos monofaciais mono PERC devido ao aumento do espaçamento entre as fileiras, resultando em um incremento de custo por área. Porém, os sistemas bifaciais também geram benefícios de rendimento, incluindo a redução de custos com mão de obra e componentes, porque um número menor de módulos é necessário para atingir a mesma capacidade.”

“Em 2020, enquanto os módulos bifaciais estão isentos das tarifas de importação, os custos desses sistemas devem se manter 1% menores que dos sistemas monofaciais mono PERC. Porém, em um cenário que essa isenção for revogada, os sistemas se tornariam mais caros na comparação”, ressaltou a analista.

Conforme os módulos representam uma porção cada vez menor do custo total dos sistemas, a Wood Mackenzie espera um foco maior na redução das despesas indiretas dos projetos para desenvolvedores e instaladores. Esses custos são considerados uma barreira à redução de preço dos sistemas, juntamente com taxas de licença e inspeção.

“Existem esforços para resolver os altos custos de permissões e inspeções para os sistemas fotovoltaicos residenciais. Entidades têm colaborado para elaborar uma plataforma de processamento automático de licenciamento que poderá gerar uma economia para esse segmento”, apontou Molly.

A analista avalia que a pandemia de coronavírus irá afetar os preços de sistemas residenciais mais do qualquer outro segmento em 2020. “Projetos residenciais devem ficar mais expostos aos impactos da crise em função dos seus ciclos mais curtos. Embora exista um risco de curto prazo para projetos de maior escala, não é esperado impactos relevantes nesse mercado.”

“Redução de custos será o fator de impacto mais importante nos segmentos de sistemas comerciais, industriais e de geração centralizada. Não apenas os fabricantes de módulos estão enfrentando redução de demanda e diminuindo as margens para se manter competitivos, mas também estão buscando redução de custos na cadeia de fornecimento de componentes, levando a um novo declínio de preços”, destaca Molly.

Referência: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/sistemas-fotovoltaicos-apresentam-reducao-de-custos-mais-rapida-que-o-esperado-nos-eua-aponta-pesquisa-da-wood-mackenzie.html

Compartilhe:
OUTRAS NOTÍCIAS

Copyright © 2023 SUSTENERGYN ENERGIA SOLAR. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda